Estado da Pilha Internacional – Novembro/2016

Alguns meses atrás eu comentei um pouco sobre o futuro do Stack Overflow Docs no nosso site. Não era um comentário dos mais animadores: “A primeira parte, sobre nós ainda não sabermos se teremos aqui também, é verdade.” mas era uma descrição verdadeira da situação. Só que, como o Tomás Barcellos notou, já se vão meses desde então. O que mudou?

A principal mudança é que passamos de indecisos para decididos. Vamos, assim que possível, ter Documentação no SOpt. Ênfase para “assim que possível”. Há muito que precisa ser resolvido na parte técnica até que Docs esteja disponível para vocês. Os 2 principais problemas são:

  1. Ainda somos péssimos com traduções: Os tradutores fazem um excelente trabalho mas nós continuamos jogando string atrás de string no projeto, deixando-o cada vez maior e mais complexo. Assim não há projeto de tradução que aguente. Precisamos encontrar uma maneira de organizar o projeto e fornecer contexto, para que nossos bravos tradutores não passem tanta dificuldade. Sem o trabalho dos tradutores, não há SOpt.

  2. Docs ainda não é um projeto estável: Esse é um problema associado ao primeiro. Docs é um projeto novo e, portanto, ainda sofre mudanças constantes, principalmente de interface. É basicamente inviável que um projeto desse porte consiga se manter constantemente traduzido com a ajuda de voluntários, principalmente se não damos à eles ferramentas minimamente decentes.

Esses são problemas bem complicados, mas suas soluções são requerimentos absolutos para termos Docs. Caso a Documentação fosse trazida ao nosso site, no momento atual, sua interface rapidamente se reverteria ao inglês e isso é a última coisa que queremos.

Continuamos trabalhando. A equipe de desenvolvimento tem algumas ideias sobre como oferecer uma melhor categorização de strings no nosso projeto. Nós, da equipe de comunidades, estamos pensando em formas de distribuir ainda mais a carga sobre os tradutores e revisores do site. Cada passo nos leva mais perto de termos um SOpt melhor, e mais perto de trazermos Docs até vocês.

Antes, a pergunta era se teríamos Docs. Hoje, a pergunta é quando.

Algumas estatísticas de Outubro/2016:

Quem Ganhou Mais Medalhas (prata ou ouro)

  1. Marconcilio Souza: 5 medalhas
  2. Florida: 4 medalhas
  3. stderr: 3 medalhas
  4. Taisbevalle: 3 medalhas

Perguntas Mais Votadas

  1. A primeira linguagem de programação
  2. Qual a diferença entre codificação, criptografia e cálculo hash?
  3. O que é uma condição de corrida?

Perguntas Mais Visitadas no Meta

  1. Porque uma pergunta clara e objetiva que pode ser respondido em 2 ou 3 linhas foi fechada como ampla?
  2. Responder o que está na pergunta? e prever o futuro!
  3. Porque e que “Como iterar sobre um dicionário” foi fechada?

Author

Gabe Koscky
Community Manager

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.