Stack Overflow in Portugese: now with less beta!

If you can’t read the rest of this post, you’re probably not part of the Stack Overflow in Portuguese community. It’s a shame, because it’s a really good site! We built it because it’s not fair to expect everyone to speak every language, right? Exactly.
So, the important thing is that the site is great, the community is great and now they’re graduating!
That’s really awesome, so this blog post is for them.

Há mais ou menos 2 anos nós fizemos uma descoberta avassaladora: nós percebemos que a maioria das pessoas do mundo não fala Inglês. E, se isso é verdade, significa que existem programadores que, pasmém, não conhecem o Stack Overflow. O choque inicial foi grande, mas depois de um copo de água com açucar nós decidimos fazer algo a respeito disso: abrir novos sites sobre programação!

Criar novas comunidades onde mesmo quem não fala Inglês possa se expressar em sua própria língua, à sua própria maneira. Afinal, ter a resposta para todo tipo de pergunta sobre programação é só metade do que faz do Stack Overflow uma excelente comunidade. A outra parte da equação é estar na companhia de pessoas como você. Outros programadores, que compartilham seus interesses e curiosidades. O conteúdo é a base de um grande site, mas as pessoas são os pilares de uma comunidade.

E é aí que a língua faz diferença. Muita diferença.

Look! No beta!

O primeiro destes novos sites foi o Stack Overflow em Português. O período de beta privado começou há um ano e meio e algumas semanas atrás ele foi graduado com mérito! Estamos profundamente orgulhosos de tudo que a comunidade do SOpt construiu até agora e temos certeza de que estes são apenas os primeiros passos de um site excepcional.

O site nasceu cercado de muitas incertezas. Era algo diferente de tudo que já tinhamos feito antes e assim viria acompanhado de diversos desafios que não tínhamos como prever. Ainda assim nossas expectativas eram bastante altas. Queríamos dar à comunidade de programação lusófona um lugar onde ela pudesse se sentir em casa, compartilhando conhecimento em sua língua nativa.

Seria um Stack Overflow completamente novo, pronto para que a comunidade construísse algo espetacular, e o desafio foi aceito. O site logo se tornou um dos mais fortes e ativos da rede, com todos empenhados em resolver os problemas que toda comunidade recém-nascida deve enfrentar para construir sua identidade e atingir o sucesso.

As estatísticas do site são impressionantes, mas ainda mais impressionante é a dedicação da comunidade ao longo destes 18 meses. São pessoas inteligentes, trabalhando em conjunto para construir algo do qual podem se orgulhar. Tudo que o SOpt conseguiu até hoje é graças a essa comunidade e a graduação é mais que merecida.

Sob qualquer ponto de vista, o Stack Overflow em Português é um site espetacular. Foi o segundo site mais rápido a atingir 10 mil perguntas, perdendo apenas para seu irmão de língua inglesa. Hoje, com mais de 20 mil perguntas, é uma das comunidades mais ativas, em um nível de participação maior que outros sites 3 vezes mais antigos.

20 mil perguntas! 20 mil!

E isso é só o começo!

Todas essas perguntas – e respostas – vêm de pessoas com níveis bem variados de familiaridade com o site original, em Inglês. Pouco mais da metade de todos os posts vem de pessoas que nunca tiveram a oportunidade de participar ativamente da comunidade Stack Overflow. São milhares de programadores criando coletivamente um excelente acervo de conhecimento sobre programação, e que não teria existido sem o SOpt.

Da mesma maneira, os usuários que já conheciam o SO não ficam atrás. Não só eles contribuiram com a outra metade de todos os posts no SOpt, como também aumentaram sua participação no site original. Isso significa que, contando ambos os sites, a participação dos usuários de língua Portuguesa quase dobrou em relação ao ano anterior. Nossa teoria é que falantes de Português têm super-poderes.

Parece, então, para surpresa de ninguém, que as pessoas se sentem mais confortáveis em sua própria língua. A evidência é bem clara: quase todos os usuários de maior reputação do SOpt têm pouca, ou nenhuma, atividade no Stack Overflow em Inglês. São pessoas inteligentes, dedicadas, empenhadas e dispostas a ajudar, mas que não tinham um lugar para chamar de seu. Hoje eles são a essência de uma nova comunidade, a qual eles aprenderam a amar e respeitar tanto quanto o site original. E compartilham esse sentimento com milhares de outras pessoas.

Nada foi mais fundamental para o sucesso do Stack Overflow em Português do que seus usuários e usuárias. Foi graças ao seu empenho que a comunidade continua a crescer dia após dia, sendo um exemplo para todas as outras. É graças à participação de todos, compartilhando conhecimento, conversando, discutindo e se divertindo. Vocês fizeram do site um lugar agradável, útil e interessante.

Uma celebração da comunidade do Stack Overflow em Português não estaria completa se seus membros não participassem. Então pedimos que eles contassem um pouco de sua história e, como sempre, o resultado foi espetacular:

Estava vendo esse layout super bonito pós-diplomação e notei uma métrica muito interessante, que é a de alcance geral. O quanto meus posts ajudaram os outros. O meu está em aproximadamente 176 mil pessoas. Cara, isto é um número retumbante. Não estava esperando por isso. A minha contribuição aqui é isso: ajudar os outros como eu gostaria de ser ajudado. Acho que é uma excelente forma de reconhecimento.

perfil de Cigano Morrison Mendez em Stack Overflow em Português, é um site de perguntas e respostas para programadores profissionais e entusiastas

Há pouco mais de um ano, em Resultados de um experimento social, eu escrevia sobre os benefícios de ter me juntado a uma comunidade como o Stack Overflow em Português. Hoje digo que todos os benefícios multiplicaram-se. O Stack Overflow me ajudou a crescer muito, ajudando e aprendendo.

A participação de todos faz com que nos tornemos desenvolvedores melhores, pessoas melhores e mais maduras.

perfil de utluiz em Stack Overflow em Português, é um site de perguntas e respostas para programadores profissionais e entusiastas

Eu também tenho um carinho especial pela minha participação no Meta. Foi muito edificante participar da construção de uma comunidade (foi a minha primeira experiência nesse formato). Sim, eu sei que ela ainda está em construção, mas eu lembro das discussões iniciais sobre o que é ou não escopo, sobre “nós não sermos o SOEN”, e sobre como nos entendemos conversando. Isso pra mim significa muito mais do que aquele número que é a reputação. A reputação que eu tenho com os colegas daqui, pessoas que as vezes eu só conheço pelo nome (ou apelido!), mas de quem sei muito a respeito profissionalmente e também (em muitos aspectos) pessoalmente.

perfil de Luiz Vieira em Stack Overflow em Português, é um site de perguntas e respostas para programadores profissionais e entusiastas

É muito legal quando alguém nos dá em que direção devemos seguir para ‘desatar o nó’ depois que passamos horas quebrando a cabeça com um problema. Jamais participei de uma comunidade onde as pessoas me ajudassem tanto igual vocês me ajudam aqui no SOpt.

Mas, o aprendizado vai muito além das perguntas que nós fazemos. Quando abrimos o link de uma pergunta recém criada, apenas para certificarmos de que está tudo ‘nos conformes’, nós aprendemos algo novo.

perfil de emanuelsn em Stack Overflow em Português, é um site de perguntas e respostas para programadores profissionais e entusiastas

Quando eu descubro, por acaso, ao pesquisar sobre um assunto que existia o SOpt fiquei a pensar para mim “wow agora já posso vir responder a perguntas”. Já tinha respondido a algumas no SOen mas não é a mesma coisa.

Conheci aqui muita boa gente, não pessoalmente, mas sei se precisasse de alguma coisa que estivesse ao alcance delas que me iriam ajudar. E adquiri muito conhecimento em muitas áreas distintas no SOpt.

perfil de Jorge B. em Stack Overflow em Português, é um site de perguntas e respostas para programadores profissionais e entusiastas

Descobri o SOpt muito por acaso. Em um dia de muita dor de cabeça, tentando resolver um problema que estava tendo, encontrei o SOpt. No começo achei que era brincadeira, que não seria nada sério. Até porque, o SOus era uma fonte de muitas respostas a erros e bugs que nos atormentam! Entrei no site e vi que era verdade, a pura verdade. E desde o dia que entrei, me encantei com a disponibilidade e excelência com que a comunidade se dispôs.

perfil de Érik Thiago em Stack Overflow em Português, é um site de perguntas e respostas para programadores profissionais e entusiastas

Já havia visto outros sites e fóruns destinados a programadores, mas aquele era diferente dos outros, e isso era visível pela qualidade das respostas, e o comprometimento dos membros em ajudar os outros. Aquele me parecia realmente uma comunidade. Acabei por me registrar, e aí foi…

Hoje estou quase começando no meu terceiro mês de emprego, e já aprendi muito, muito mais do que imaginei. E posso afirmar que muitos desses aprendizados aconteceram aqui, no SOpt.

perfil de GWER em Stack Overflow em Português, é um site de perguntas e respostas para programadores profissionais e entusiastas

O Stack Overflow é dedicado integralmente a programadores. Queremos ajudar todos os profissionais, estudantes e curiosos do mundo. Conhecimento é algo belo e poderoso demais para ficar restrito apenas um grupo. Todos devem ter a chance de aprender. Estas histórias, dos usuários do SOpt, são um excelente lembrete de quanto impacto uma comunidade pode ter, quando lhe é dada a oportunidade.

Nós tínhamos um único objetivo quando decidimos iniciar nossa aventura internacional: dar a mais pessoas uma chance de compartilhar o que sabem, e aprender com outros. Não faz sentido sentar e esperar que todo mundo aprenda Inglês. Nós acreditamos que ajuda, conhecimento e um bom ambiente de aprendizado devem estar disponíveis para todos, em qualquer lugar. Por isso o sucesso do SOpt nos enche de orgulho.

Parabéns à comunidade!

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.